GRANDES ARTISTAS MORREM NA ESTRADA
Chico Sciense
Gonzaguinha
Paulo César Araújo, jornalista, escritor e pesquisador da música popular brasileira, no seu livro mais conhecido, “Roberto Carlos em Detalhes”, censurado pelo cantor, registra que a estrada já calou vozes de grandes nomes da MPB, como Gonzaguinha, Francisco Alves (conhecido na época como o Rei da Voz), Maysa, Evaldo Braga, Claudinho (fazia dupla com Buchecha), o pernambucano Chico Sciense e Milton Carlos.
Chico na verdade morreu na zona urbana, entre Recife e Olinda, deixando órfãos os que participavam do movimento mangue beat.
Milton Carlos morreu na estrada entre Jundiaí e São Paulo, quando tinha apenas 23 anos e despontava como um nome forte da música nacional. Fazia composições junto com a irmã, Isolda, e muitas de suas canções foram gravadas com sucesso por Roberto Carlos. A mais conhecida delas é Outra Vez, uma das mais pedidas pelo público do rei até hoje.
Como cantor, Milton fez sucesso com Memórias do Café Nice, quando o rapaz de voz afeminada se revela um grande intérprete. Paulo César Araújo conta que a primeira vez que Roberto Carlos ouviu a voz do autor de “Um Jeito Estúpido de te Amar” pensou que era uma mulher.
“É o Ney Matogrosso da música romântica”, comparou Paulo César.
Gonzaguinha foi um dos melhores compositores da música popular brasileira, fazendo um trabalho bastante diferenciado daquele do seu pai, o Rei Luiz Lua Gonzaga.
O artista dirigia um Monza que bateu de frente com um caminhão, quando regressava de um show no interior do Paraná. Morreu nesse acidente aos 45 anos, deixando o Brasil perplexo quando a notícia se espalhou.
OUTRAS TRAGÉDIAS - Além dos nomes citados pelo jornalista e escritor, podemos incluir na relação de artistas famosos que morreram na estrada o cantor Jessé, o sertanejo Cristiano Araújo (29), João Paulo, que fazia dupla com Daniel e tinha 37 anos quando sofreu o acidente que lhe tirou a vida.
Jessé, uma das vozes mais privilegiadas da MPB, revelado nos 80, num Festival da TV Globo, estava no carro acompanhado de sua mulher, Rosana, que estava grávida.
Ele perdeu o controle do veículo quando viajava para um show no interior do Paraná, bateu num barranco e capotou. Teve traumatismo craniano e morreu perto de completar 41 anos. Sua esposa perdeu o bebê devido ao acidente.
João Paulo, que formava uma dupla sertaneja com Daniel, sofreu o acidente fatal aos 37 anos. O parceiro seguiu a carreira artística sozinho, com um repertório romântico.
Outro sertanejo que morreu jovem, na estrada, foi Cristiano Araújo, que tinha 29 anos. A namorada do cantor, Allana Coelho de 19 anos, também perdeu a vida no acidente, quando eles voltavam de um show em Itumbiara, no Estado de Goiás.
Jessé
Francisco Alves
*As fotos de Chico Sciense, Gonzaguinha e Jessé foram reproduzidas do Portal G1. Imagens de Milton Carlos e Francisco Alves foram captadas no Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário